. Origem das Codornas
. Conheça a Codorna
. Características da Codorna
. Ovo de Galinha x Ovo de Codorna
. Ovo de Codorna é afrodisíaco?
. A diferença entre ovos de
conserva refrigerados e não refrigerados
 
Origem das Codornas

A codorna pertence a ordem das Galináceas, família das Faisánidas, subfamilia dos perdicinae e do gênero Coturnix. Existe grande quantidade de espécies. A mais conhecida e difundida é a Coturnix Coturnix, conhecida como codorna européia ou selvagem.

Com a introdução desta ave no Japão e, através de cruzamentos, surgiu então a subespécie Coturnix Coturnix Japônica, conhecida como codorna japonesa ou doméstica.

O que diferencia a codorna européia da codorna japonesa é o peso quando na fase adulta. A primeira é a mais indicada para corte devido ao seu maior peso (170g aproximadamente), enquanto que a codorna japonesa atinge pesos menores na fase adulta (150g), fato compensado por sua alta postura de ovos.

Existe também a codorna americana, chamada de Bob White. Esta, juntamente com a européia, são as codornas mais indicadas para a produção de carne, o que se deve ao seu maior peso.

De maneira geral, as codornas apresentam grande produção de ovos, precocidade sexual, fácil manuseio e a carne é considerada exótica.

No Brasil as codornas foram introduzidas pelos imigrantes, principalmente os europeus e os japoneses. Esses últimos são os principais responsáveis pela produção nacional.

Fonte: Saberdetudo.com.br